Ex-prefeito e ex-deputado estadual, o médico José Farret (sem partido) deverá voltar à política. Engana-se quem pensa que ele se aposentou. Ao contrário, no período em que ficou inelegível ao longo de oito anos, o experiente político não descuidou de sua base, visitou eleitores e recebeu lideranças em sua residência.
E, a partir do dia 8 de maio deste ano, Farret estará apto para concorrer a qualquer cargo, portanto poderá disputar a eleição municipal de 2024. A inelegibilidade de Farret é consequência de uma condenação na Justiça Federal pelo fato de ter assinado atestados médicos que permitiram que uma terceira pessoa fosse até a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da cidade e recebesse como procuradora de uma beneficiária já falecida. Todas as vezes que falou sobre o caso ao Diário, ele afirmou que a pena foi exagerada, já que agiu de boa-fé:
– Confiei e errei, reconheço! Mas acho que a pena foi muito dura. Eu não acredito que a crise da Previdência fosse eu o culpado. Nesse país, teve gente que fez mil vezes pior e, com raras exceções, não foi julgada e condenada – argumentou o ex-prefeito, em uma das oportunidades.
Mesmo inelegível, o apoio de Farret foi disputado por candidatos. No pleito municipal de 2020, ele gravou um depoimento para a propaganda do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no segundo turno. Já no ano passado, declarou apoio publicamente à dobradinha petista Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira, reeleitos a deputado federal e estadual, respectivamente.
E sobre voltar à política partidária, o ex-prefeito, que completa 81 anos no dia 13 de Março, desconversa, em um primeiro momento:
– Aonde eu vou, é o que me perguntam. Eu vou decidir no ano que vem. Não estou aposentado da política e nem emérito.
Sobre partido, o político disse que irá avaliar programas, já que hoje há uma maior preocupação com recursos do Fundo Eleitoral e tempo de propaganda em rádio e televisão.
Nos bastidores, Farret é especulado para ser o vice em 2024 na chapa do atual deputado estadual Valdeci Oliveira, ainda mais depois da aproximação de ambos na campanha eleitoral de 2022. Se essa dobradinha se confirmará, só o tempo dirá.